A guerra do 5G e TikTok: EUA e China disputam dados, mercado e futuro digital

O sucesso global do app chinês TikTok colocou os EUA na posição em que a maioria dos países havia sido colocada por Facebook, Twitter, Instagram e Google: dados de milhões de seus cidadãos nas mãos de uma empresa estrangeira. Ao mesmo tempo, a adoção de equipamentos de 5G da chinesa Huawei é apontada pelos americanos como um risco à privacidade e segurança de países ocidentais. O novo episódio do podcast Big Data Venia discute o papel da tecnologia na disputa geopolítica entre os dois países. E como o Brasil (e cada usuário) pode ser afetado.

Assista no YouTube:

Enquanto a atuação das empresas chinesas no Ocidente desperta novos debates e pressão política, as concessões das empresas ocidentais para operarem na China continuam sendo uma premissa para entrar em um mercado cobiçado. Até que ponto essas concessões são apenas negócios?

Ouça no Spotify:

As tensões ficaram mais evidentes com a ascensão da inovação chinesa. Enquanto era apenas um mercado interno crescente e a “fábrica do mundo”, produzindo a custo baixo produtos desenvolvidos nos EUA e Europa, a China era uma parceira conveniente para as grandes empresas ocidentais. Quando começou a tomar a dianteira no desenvolvimento de tecnologia crítica, como o 5G, a disputa mudou de patamar. Trata-se agora de disputa de mercados e de posicionamento estratégico.

E, dos dois lados, a segurança nacional é o discurso comum de bloqueio à ações do outro. No Big Data Venia desta semana, os convidados discutem o jogo geopolítico e a posição do Brasil. Sendo mercado para os apps americanos e chineses e precisando definir sua tecnologia de 5G, qual o melhor caminho para o país? E com as evidências de uso inadequado dos dados dos usuários das grandes redes ocidentais, é preciso temer mais o TikTok?

Ouça no SoundCloud:

E há diferença entre fazer negócios com empresas de países democráticos no modelo ocidental e com empresas chinesas? Qual o impacto de longo prazo? O Big Data Venia é o podcast de direito e tecnologia do JOTA, em parceria com o Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito-Rio. O podcast é apresentado por Iago Bolívar, do JOTA, com coapresentação de Ivar A. Hartmann, coordenador do CTS, doutor em Direito Público, pela UERJ.

Neste episódio, os convidados são: Louise Marie Hurel – pesquisadora de segurança e governança digital e coordenadora dos projetos do programa Segurança Cibernética e Liberdades Digitais do Instituto Igarapé. É mestre em Media and Communications (Data and Society) pela London School of Economics e bacharel em Relações Internacionais pela PUC-Rio. Pesquisadora no Núcleo de Análise de Contexto na Escola de Guerra Naval, aonde escreve sobre implicações geopolíticas de tecnologias emergentes. Evandro Carvalho – Senior Scholar na Shanghai University of Finance and Economics (SUFE).

Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (2005), com doutorado “sanduíche” na École doctorale Concept et Langage da Université Paris-Sorbonne (Paris IV). Professor de Direito Global da FGV Direito Rio. Professor Adjunto I da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Direito das Relações Internacionais e Professor do Programa de Mestrado em Direito Constitucional da UFF. Diego R. Canabarro – Gerente Sênior de Políticas Públicas da Internet Society para a América Latina e o Caribe.

Doutor em Ciência Política; mestre em Relações Internacionais; e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É pesquisador associado do National Center for Digital Government (NCDG) da Universidade de Massachusetts, Amherst; e do GT Governança Digital do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo da UFRGS (CEGOV/UFRGS).

Fonte: JOTA Info
https://www.jota.info/big-data-venia/a-guerra-do-5g-e-tiktok-eua-e-china-disputam-dados-mercado-e-futuro-digital-28102020

Deixe uma resposta