Em evento do JOTA, Doutor Luizinho defende mais investimento em políticas públicas de saúde

Doutor Luizinho
O deputado Dr. Luizinho (ao centro), ladeado pela analista de política Bárbara Baião (à esq.) e pela editora de Saúde, Lígia Formenti (à dir.) / Crédito: Paulo Negreiros

O líder do PP na Câmara, Doutor Luizinho (PP-RJ), criticou na noite da última segunda-feira (30/10) a forma como o Ministério da Saúde traça as prioridades da pasta.

Na avaliação do deputado, as ações são conduzidas de maneira a agradar a opinião pública, em prejuízo das ações estruturantes. “As pautas do dia a dia não podem nortear os temas a serem priorizados. E isso me preocupa, pois não estão sendo favorecidas questões mais estruturantes e sim as imediatas”, disse.

Com notícias direto da ANVISA e da ANS, o JOTA PRO Saúde entrega previsibilidade e transparência para grandes empresas do setor. Conheça!

As declarações foram dadas na terceira edição do evento “Diálogos da Saúde”, feito pelo JOTA PRO, em Brasília. Durante o evento, o deputado defendeu maior debate em torno do PL de Planos de Saúde.

O relatório com propostas para alterar a lei que regulamenta a saúde suplementar foi apresentado pelo deputado Duarte Júnior (PSB-MG) em setembro. O texto, contudo, foi criticado por parlamentares em virtude da falta de debate sobre o tema. Um ciclo de audiências públicas foi feito, mas, para críticos, a rodada de discussão foi pouco produtiva.

O texto deveria ter sido preparado de forma conjunta. Para o líder do PP, o ideal seria a retomada das conversas, de forma que o texto reflita um consenso de todos os atores envolvidos. “É impossível fazer esse tipo de reforma com um relator que não escuta ninguém”, afirmou. 

Luizinho criticou também a definição de pisos nacionais na área de saúde. Para o líder do PP, esta não é a melhor medida para valorização de categorias da área da saúde. Ele foi enfático, no entanto, na necessidade de se garantir um maior protagonismo de especialistas no sistema de atendimento. 

O “Diálogos da Saúde” é uma iniciativa do JOTA que busca levar aos assinantes discussões aprofundadas acerca de temas de relevância nacional. A frequência dos eventos é mensal.

Fonte: JOTA Info
https://www.jota.info/tributos-e-empresas/saude/em-evento-do-jota-doutor-luizinho-defende-mais-investimento-em-politicas-publicas-de-saude-31102023

Deixe uma resposta