O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), publicou uma nota de repúdio aos “atos de barbárie” deste domingo (8/1) perpetrados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o ministro, a maior responsabilidade “recairá sobre as autoridades omissas”.
“A República brasileira foi exposta a monumental vexame. Os atos de barbárie aos quais acabamos de assistir mancharam nossa história e nos envergonharam perante a comunidade internacional de nações,” escreveu o decano do STF em suas redes sociais.
O ministro afirmou que o plano golpista não nasceu espontaneamente, mas surgiu da união de esforços. “Alguns executaram, outros tantos financiaram, planejaram, estimularam”. Mas a maior responsabilidade é das autoridades, que não agiram para coibir os atos violentos.
“Com efeito, a maior responsabilidade pelos atos de hoje (responsabilidade inclusive criminal) recai sobre as autoridades constituídas que, há tempos, deveriam — por dever de ofício — atuar para combater esse neofascismo tupiniquim. Desde as ‘domingueiras’ de 2019, passando por um ou dois setembros impatrióticos até chegarmos a acampamentos golpistas de porta de quartel, foram muitos os ataques às instituições e aos seus membros.”
Ele conclui dizendo que, apesar das tentativas, as instituições não morreram. “Quem morre várias vezes em vida é apenas o covarde, nos recorda o Bardo. Sim, aqueles omissos que hoje estão com as suas mãos sujas. Morreram moralmente. Párias que são, apequenaram-se por motivos mais relevantes que suas respectivas insignificâncias.”
Na data de hoje, foi levado a efeito um complexo plano criminoso de abolir, violentamente, o Estado Democrático de Direito. Alguns executaram, outros financiaram, mas não importa: todos precisam ser punidos. A maior responsabilidade, contudo, recairá sobre as autoridades omissas. pic.twitter.com/YeMCIKAGqw
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) January 9, 2023
Arthur Guimarães – Repórter em São Paulo. Atua na cobertura política e jurídica do site do JOTA.
Estudante de jornalismo na Faculdade Cásper Libero. Antes, trabalhou no Suno Notícias cobrindo mercado de capitais. Email: [email protected]
Fonte: JOTA Infohttps://www.jota.info/stf/do-supremo/gilmar-medes-diz-que-maiores-responsaveis-por-invasao-sao-autoridades-omissas-08012023