Haddad anuncia dois nomes para diretorias do Banco Central; saiba quem são

banco central
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva de imprensa a jornalistas nesta segunda-feira (30/10). / Imagem: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda/Flickr

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (30/10) a indicação de Paulo Picchetti e Rodrigo Teixeira para ocuparem diretorias do Banco Central a partir de 2024. Em coletiva de imprensa concedida a jornalistas, o ministro mencionou que ambos os nomes serão formalmente indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda nesta segunda-feira.

Tenha acesso ao JOTA PRO Poder, uma plataforma de monitoramento político com informações de bastidores que oferece mais transparência e previsibilidade para empresas. Conheça!

Haddad indicou o nome de Picchetti para a diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos; enquanto Teixeira está sendo indicado para diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta. Os indicados devem passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, seguido de aprovação pelo colegiado e pelo plenário da Casa.

Se aprovado, Picchetti deverá substituir a atual diretora, Fernanda Guardado. Já Teixeira deve substituir Maurício Costa de Moura. Os mandatos dos atuais diretores se encerram em 31 de dezembro deste ano.

Durante a coletiva de imprensa que culminou no anúncio dos dois novos indicados, Haddad disse que conversou na semana passada com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre as escolhas dos nomes. De acordo com o ministro, tanto a indicação de Picchetti quanto de Teixeira contam com o apoio de Campos Neto.

”Estou extremamente gratificado de ter sido o mediador desses nomes, que vão dar muita contribuição para a população. São nomes que contam com o apoio do presidente e vão ser acolhidos pela instituição. Penso que continuaremos em momento de muita troca de informações pelo bem do país”, afirmou Haddad.

Quem são Paulo Picchetti e Rodrigo Teixeira

Paulo Picchetti é professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor pela Universidade de Illinois. Além disso, possui experiência em temáticas que envolvem métodos quantitativos, greves, econometria e teoria dos jogos.

De acordo com a descrição de Haddad, Picchetti é ”uma pessoa que tem um repertório acadêmico considerável e um conhecimento da área a toda prova”.

Já Teixeira é professor da PUC-SP e possui mestrado e doutorado em Economia pela USP, além de também ser servidor do Banco Central há 21 anos. Hoje, ele é cedido para a Casa Civil da Presidência, com participação em conselhos da Empresa Gestora de Ativos (Emgea) e da Apex Brasil. Teixeira também ocupou cargos na prefeitura de São Paulo quando Haddad era prefeito, entre 2013 e 1015.

”É uma pessoa que me ajudou muito na prefeitura de São Paulo, com reestruturação de carreiras. Vai poder ajudar, junto ao BC, fazer uma mediação necessária com o governo federal neste momento. Tem o respeito dos colegas, dos demais diretores”, pontuou o ministro.

Além do presidente Campos Neto, a diretoria colegiada do BC é composta por oito diretores. Caso os nomes de Picchetti e Teixeira sejam aprovados, o Banco Central passará a ter quatro nomes indicados pelo governo Lula, visto que em maio deste ano o ministro anunciou a indicação de Gabriel Galípolo para a diretoria de Política Monetária do BC, e Ailton Aquino, para a diretoria de Fiscalização.

Fonte: JOTA Info
https://www.jota.info/executivo/haddad-anuncia-dois-nomes-para-diretorias-do-banco-central-saiba-quem-sao-30102023

Deixe uma resposta