Os candidatos a governador de Santa Catarina (SC) nas eleições 2022 que disputam o segundo turno se enfrentam no dia 30 de outubro. Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) são os candidatos ao governo catarinense, num cenário de polarização similar ao nacional.
No primeiro turno das eleições, Jorginho Mello, candidato do partido do presidente Jair Bolsonaro (PL), obteve 38,61% dos votos válidos, enquanto Décio Lima, candidato do partido do ex-presidente Lula, ficou na segunda colocação, com 17,42% dos votos.
Ficaram de fora da disputa do segundo turno os candidatos Moisés (Republicanos), Gean Loureiro (União Brasil), Esperidião Amin (PP), Odair Tramontin (NOVO), Jorge Boeira (PDT), Professor Alex Alano (PSTU), Ralf Zimmer (PROS) e Leandro Borges (PCO).
Jorginho Mello, 66 anos, é senador e presidente do diretório do PL em Santa Catarina. Nascido em Ibicaré (SC), Mello foi vereador de Herval d’Oeste (SC) entre 1976 e 1980. Ocupou também o cargo de deputado estadual por quatro mandatos consecutivos, e de deputado federal por dois mandatos. Mello é aliado de Jair Bolsonaro (PL) e foi anunciado pelo PL como candidato a governador de Santa Catarina (SC) em 2022. O número de Jorginho Mello na urna é 22.
Nascido em Itajaí (SC), Décio Lima, 61 anos, é formado em Ciências Sociais e em Direito. Foi vereador e prefeito de Blumenau (SC) por dois mandatos consecutivos. Entre 2005 e 2006, foi superintendente do Porto de Itajaí e se elegeu três vezes como deputado federal pelo PT, partido do ex-presidente Lula. Atualmente, é presidente do diretório estadual do Partido em SC. Décio Lima é candidato ao governo de Santa Catarina (SC) em 2022. O número de Décio Lima na urna é 13.
Mirielle Carvalho – Repórter em São Paulo. Atua na cobertura política e jurídica do site do JOTA. Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. E-mail: [email protected]
Fonte: JOTA Infohttps://www.jota.info/eleicoes/jorginho-mello-x-decio-lima-os-perfis-e-os-numeros-dos-candidatos-a-governador-de-sc-18102022
WhatsApp us