JOTA e Insper lançam livro ‘Marco Aurélio no Supremo – entre o indivíduo e a instituição’

Marco Aurélio
Ministro Marco Aurélio Mello em sessão em 2018 / Crédito: Nelson Jr/ STF

O JOTA e o Insper lançam o livro “Marco Aurélio no Supremo – entre o indivíduo e a instituição” com análises sobre a atuação do ministro. O livro faz parte da coleção “O Supremo” sobre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O volume já está à venda pela internet. A organização do livro foi feita por Diego Werneck Arguelhes, do Insper, e Felipe Recondo, sócio-fundador e diretor de conteúdo do JOTA.

A trajetória de Marco Aurélio Mello é particular e intrincada dentro do colegiado – frequentemente em contraposição à maioria, como voto vencido e em algumas polêmicas decisões monocráticas.

A troca de qualquer ministro do STF provoca mudanças significativas no quadro de forças internas no tribunal. Um redesenho do colegiado que se torna mais marcante quando o ministro que se aposenta é o polemista Marco Aurélio, um juiz que passou três décadas no tribunal e que foi uma das últimas pontes entre o Supremo de ontem e o tribunal que hoje acompanhamos nos jornais.

Felipe Recondo, um dos organizadores do livro, destaca que a obra visa “fomentar uma visão crítica sobre a atuação do ministro do Supremo”. “O ministro Marco Aurélio deixou sua marca no STF em décadas de atuação. E é preciso analisar essas marcas de forma serena e crítica”, afirma: “O esforço que fizemos foi juntar olhares diferentes para abordar aspectos diferentes e complementares da atuação do ministro Marco Aurélio”, conclui.

O livro conta com artigos de Miguel Gualano de Godoy, Jeferson Mariano Silva, Breno Baía Magalhães, Carolina Dzimidas Haber, Fabiana Luci de Oliveira, Joaquim Falcão, Ivar Hartmann, Flavio Jaime de Moraes Jardim, Henrique Innecco Da Costa, Francisco Rezek e Oscar Vilhena Vieira.

Fonte: JOTA Info
https://www.jota.info/blog/jota-e-insper-lancam-livro-marco-aurelio-no-supremo-entre-o-individuo-e-a-instituicao-06122022

Deixe uma resposta

WhatsApp Fale pelo WhatsApp!