Lula sobre indicação de Zanin ao STF: ‘Se transformará num grande ministro’

Zanin no STF
Presidente Lula / Crédito: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enalteceu nesta quinta-feira (1/6) a indicação do advogado Cristiano Zanin para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). “Acho que todo mundo esperava que eu fosse indicar o Zanin, não só pelo papel que ele teve na minha defesa, mas simplesmente porque eu acho que o Zanin se transformará num grande ministro da Suprema Corte desse país”, disse.

Lula disse ainda que conhece as qualidades de Zanin como advogado e como chefe de família, além de sua formação. “Ele será um excepcional ministro da Suprema Corte, se aprovado pelo Senado. E eu acredito que será. E acho que o Brasil vai se orgulhar de ter o Brasil como ministro da Suprema Corte”, completou. O presidente falou com a imprensa no Palácio Itamaraty, após encontro com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö.

A indicação para a vaga, que foi aberta com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski, já era esperada e deverá ser publicada no Diário Oficial da União ainda nesta quinta-feira. Zanin foi o advogado que representou o presidente nos processos da Operação Lava Jato.

A indicação de Zanin será avaliada pelo Senado Federal, em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em seguida, é apresentado um relatório que vai à votação. Se aprovado na comissão, o texto segue para o plenário da Casa. Para a vaga do Supremo, Zanin precisa dos votos de 41 dos 81 senadores.

Fonte: JOTA Info
https://www.jota.info/executivo/lula-sobre-indicacao-de-zanin-ao-stf-se-transformara-num-grande-ministro-01062023

Deixe uma resposta