O Ministério da Saúde ampliou nesta segunda-feira (2474) a vacinação com doses bivalentes de Pfizer para pessoas a partir de 18 anos. Para tomar, é preciso ter recebido ao menos duas doses de AstraZeneca, de CoronaVac ou de Pfizer. A decisão consta em nota técnica publicada nesta segunda-feira (24/4).
O intervalo para a aplicação é de, no mínimo, quatro meses desde a última dose. Agora, a pasta estima que 97 milhões de pessoas poderão tomar a Pfizer bivalente.
Segundo o ministério, liberar a imunização a todos os adultos faz parte de um esforço para aumentar a proteção contra a Covid-19 e para alavancar a cobertura vacinal. Até o momento, a vacinação com doses bivalentes se limitava a grupos prioritários, com maior exposição e/ou risco de hospitalização e morte pela doença.
Entre eles, estavam idosos a partir de 60 anos, imunossuprimidos, gestantes, puérperas e profissionais de saúde, assim como ocorre na vacinação contra a gripe.
O JOTA mostrou em janeiro, porém, que o ministério não descartava estender a campanha a toda a população adulta. À época, a medida dependeria do cenário epidemiológico nacional e das diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A Saúde lançou o Movimento Nacional pela Vacinação para retomar altas taxas de cobertura para diversos imunizantes, além de aumentar a proteção contra a Covid-19. A campanha se divide em cinco etapas.
Melissa Duarte – Repórter do JOTA na cobertura de Saúde nos Três Poderes. É formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Já trabalhou nos jornais O Globo, Poder360 e Correio Braziliense. Email: [email protected]
Fonte: JOTA Infohttps://www.jota.info/tributos-e-empresas/saude/ministerio-da-saude-libera-vacina-bivalente-para-pessoas-a-partir-de-18-anos-24042023