O advogado Paulo Bonavides, professor emérito da Universidade Federal do Ceará (UFC) e um dos maiores constitucionalistas do país, morreu aos 95 anos nesta sexta-feira (30/10). A causa da morte não foi divulgada.
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) declarou luto oficial por três dias. O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), também declarou luto oficial no estado. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) se manifestaram pela perda de Bonavides:
Tive a grande honra de conviver com o professor Paulo Bonavides. Um dos maiores estudiosos de Constitucional e Ciência Política do Brasil. Inteligente, humilde e extremamente dedicado a seus alunos. Um grande coração e exemplo para todos nós. Que descanse em paz ao lado de Deus.
— Alexandre de Moraes (@alexandre) October 30, 2020
Paulo Bonavides manteve a chama do constitucionalismo acesa durante a longa noite da ditadura militar. Liderou o movimento pós-positivista no Brasil e era uma pessoa adorável, generosa e de grande senso de humor. Um ser iluminado. A partir de agora, brilhará no firmamento.
— Luís Roberto Barroso (@LRobertoBarroso) October 30, 2020
Dias Toffoli, ministro do STF:
“Os livros de Paulo Bonavides introduziriam no país uma série de temas que eram centrais na doutrina alemã e norte-americana, ajudando a reconstruir o constitucionalismo após 1988. Grande parte da jurisprudência constitucional do Supremo Tribunal Federal inspira-se em suas teorias. Ele foi um jurista que conseguiu concretizar a célebre expressão “o universal pelo regional”. Paraibano de Patos, cearense da universidade federal e jurista do mundo, reconhecido por tantos títulos de doutorado honorário no exterior. O Brasil perde um grande patriota”, Dias Toffoli, ministro do STF e coordenador da “Coleção Paulo Bonavides”, da Editora Forense, ao lado do professor Otavio Rodrigues.
Humberto Martins, presidente do STJ:
“Paulo Bonavides foi um dos maiores constitucionalistas dos nossos tempos! Perde o Brasil um notável jurista e exemplo ético de cidadão. Tivemos vários encontros em Alagoas, oportunidade em que presidia a OAB! Permanecem suas lições e influência no campo jurídico, consagradas e ao mesmo tempo atuais, capazes de orientar os operadores do Direito nos desafios que se apresentam ao nosso país.”
José Levi, advogado-Geral da União:
“Direito Constitucional brasileiro perde um dos seus maiores expoentes. Ficam as numerosas obras e ensinamentos. Que esteja na Paz Eterna e que seus familiares tenham o conforto das melhores lembranças.”
Recebi com pesar a notícia da morte do jurista Paulo Bonavides, aos 94 anos. Membro da Academia Cearense de Letras e professor emérito da UFC, Bonavides foi um dos constitucionalistas mais respeitados do país, com reconhecimento internacional… pic.twitter.com/K7GuWBCCaQ
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) October 30, 2020
Redação JOTA – Brasília
Fonte: JOTA Infohttps://www.jota.info/jotinhas/paulo-bonavides-morre-aos-95-anos-30102020