Paulo Dantas x Rodrigo Cunha: os perfis e números dos candidatos a governador de AL

candidatos governador alagoas 2022
Praia de Maceió, em Alagoas / Crédito: Wiki Commons

O segundo turno das eleições 2022, marcado para o dia 30 de outubro, decide quem comandará o Palácio República dos Palmares pelos próximos quatro anos. Dentre os sete candidatos a governador de Alagoas, os postulantes que avançaram na disputa foram Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (União Brasil).

O atual governador Paulo Dantas (MDB) terminou o primeiro turno na liderança, com 46,64% dos votos válidos, após a apuração dos resultados. O seu adversário, Rodrigo Cunha (União Brasil), ficou com o segundo lugar na corrida eleitoral, com 26,79% dos votos.

No levantamento divulgado pelo Real Time Big Data na última terça-feira (18/10), Dantas aparece na liderança com 46% das intenções de voto, enquanto o seu adversário, Rodrigo Cunha, somou  35%. Considerando os votos válidos, Paulo Dantas tem 57% contra 43% de seu oponente.

Dantas está afastado do governo de Alagoas até o final de 2022, ou seja, até o final do mandato atual, por uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Dantas havia sido afastado inicialmente por 180 dias, no dia 11 de outubro, por uma decisão monocrática da ministra relatora Laurita Vaz sob a acusação de participar de desvios de recursos públicos na ordem de R$ 54 milhões da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, que foi presidida por ele até maio deste ano. Posteriormente, a decisão foi confirmada pela Corte Especial do Tribunal, que ajustou o período de afastamento para que fosse até o final do mandato atual.

Ficaram de fora da disputa do segundo turno os candidatos Fernando Collor (PTB), Rui Palmeira (PSD), Professor Cícero Albuquerque (PSOL), Bombeiro Luciano Fontes (PMB) e Luciano Almeida (PRTB).

Confira a lista dos candidatos a governador de Alagoas (AL) no segundo turno das eleições 2022

Paulo Dantas (MDB)

Nascido em Maceió (AL), Paulo Dantas, 43 anos, é formado em Administração de Empresas e é ex-prefeito do município de Batalha (AL), cargo que ocupou por dois mandatos consecutivos. Nas eleições de 2018, foi eleito deputado estadual pelo MDB. Dantas é o atual governador de Alagoas (AL), eleito em um pleito indireto feito em maio, mas está afastado por uma decisão do STJ. A candidatura de Paulo Dantas ao governo de Alagoas (AL) nas eleições 2022 tem o apoio do ex-governador Renan Filho, filho do senador Renan Calheiros. O número de Paulo Dantas na urna é 15.

Rodrigo Cunha (União Brasil)

Rodrigo Cunha, 41 anos, é advogado e senador em primeiro mandato. Nascido em Arapiraca (AL), Cunha já comandou a Superintendência do Procon em Alagoas (AL) e também a vice-presidência nacional do órgão. Foi eleito deputado estadual pelo PSDB em 2014. Recentemente, o senador deixou o partido e migrou para o União Brasil para ser candidato a governador de Alagoas (AL) nas eleições 2022. O número de Rodrigo Cunha na urna é 44.

Fonte: JOTA Info
https://www.jota.info/eleicoes/paulo-dantas-x-rodrigo-cunha-os-perfis-e-numeros-dos-candidatos-a-governador-de-al-23102022

Deixe uma resposta