Posse do presidente Lula: Como acompanhar a cerimônia ao vivo

Posse do presidente Lula horário, programação, autoridades, assistir
Lula em campanha na Paulista / Crédito: Ricardo Stuckert

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomará posse como presidente no próximo domingo (1/1) em Brasília. A solenidade será acompanhada de uma festa cuja programação inclui shows e atrações para o público. As apresentações serão realizadas em dois horários, das 10h às 13h e a partir das 18h30. Além da presença de autoridades e chefes de Estado de todo o mundo, são esperadas cerca de 300 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios para assistir à cerimônia. O JOTA fará uma cobertura ao vivo da posse de Lula.

A posse presidencial é um evento protocolar que acontece regularmente no primeiro dia do ano seguinte à eleição. A cerimônia oficial conta com o tradicional desfile em carro aberto no qual o representante percorre a capital federal, a transmissão da faixa e o primeiro pronunciamento oficial. Mas, dessa vez, o cronograma será um pouco diferente.

A começar pela festa. A equipe do presidente eleito organizou uma estrutura à imagem dos festivais de música para comemorar a posse. Serão montados dois palcos, batizados de Gal Costa e Elza Soares, em homenagem às artistas que morreram neste ano, e que receberão nomes como Pabllo Vittar, Chico César e Paulo Miklos (ex-Titãs).

O evento foi chamado de Festival do Futuro. Além da música, ainda haverá um cortejo popular e uma feira gastronômica com pratos típicos da culinária brasileira. A Esplanada dos Ministérios ficará aberta ao público a partir das 8h e permanecerá assim durante as mais de 18 horas de programação.

Junto às novidades, tradições também devem ser quebradas. O presidente Jair Bolsonaro (PL) viajou para os Estados Unidos na sexta-feira (30/12) e já avisou que não passará a faixa presidencial a Lula. Não está claro como Lula colocará a faixa de presidente. A transmissão da faixa não é requisito para a posse, mas um símbolo da transição pacífica e democrática de poder.

Outra incerteza é a realização do desfile com o Rolls-Royce conversível. Diante da recente escalada da violência no país por motivos políticos, a segurança de Lula avalia os riscos de um desfile com carro aberto. Uma possibilidade é realizá-lo com um automóvel fechado e blindado.

Veja como será a posse de Luiz Inácio Lula da Silva e o Festival do Futuro.

Horário da posse de Lula

Chefes de Estado e de governo começam a chegar ao Senado Federal às 13h45. A chegada de autoridades e convidados tem início antes, às 13h30. O desfile presidencial em carro pela Esplanada está previsto para acontecer às 14h20. Presidente e vice eleitos devem alcançar o Congresso às 14h40.

Lá, às 15h, acontecerá a sessão solene de posse presidencial. Será feita a leitura e assinatura do termo de posse, e os presidentes da República e do Congresso discursarão.

Às 16h20, Lula seguirá ao Palácio do Planalto, onde discursará. Acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, do vice, Geraldo Alckmin, e sua mulher, Lúcia Alckmin, o presidente subirá ao Parlatório para o discurso na Praça dos Três Poderes.

Após receber os cumprimentos dos chefes de Estado e de governo e das demais autoridades, a partir das 18h, Lula dará posse aos ministros e ministras. A cerimônia termina com uma foto oficial.

O JOTA fará uma cobertura ao vivo de toda a cerimônia. A posse de Lula também será transmitida pela TV Brasil, pela TV Senado e pela TV Câmara.

Roteiro da cerimônia de posse

13h45 às 14h30
Chegada dos Chefes de Estado e de Governo.
Anexo 1 do Senado Federal (SF).

13h30 às 14h30
Chegada das autoridades e convidados.
Salão Branco.

14h20 às 14h30
Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos, na Catedral Metropolitana de Brasília.

14h30
Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional.

14h40
Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos no Congresso Nacional com receptivo dos Presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados.

15h
Sessão Solene de Posse Presidencial
1º – Abertura da Sessão Solene;
2º – Execução do Hino Nacional;
3º – Compromisso Constitucional;
4º- Leitura e assinatura do Termo de Posse do
Presidente e do Vice-Presidente da República
eleitos;
5º – Pronunciamento do Presidente da República;
6º – Pronunciamento do Presidente do Congresso
Nacional; e
7º- Encerramento da Sessão Solene.

15h50
Deslocamento do Presidente e do Vice-Presidente da República para a Sala de Audiências da Presidência do SF.

16h
Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República da Sala de Audiências da Presidência do SF em direção à área externa do Palácio.

16h05
Início da cerimônia externa de honras militares.

16h20
Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República para o Palácio do Planalto.

16h30
Subida da rampa do Palácio do Planalto e cerimônia posterior.

Confira os detalhes do roteiro da posse presidencial no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto.

Autoridades confirmadas na posse de Lula

A posse tem o potencial de superar o número de autoridades estrangeiras que vieram ao Brasil para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Ao todo, foram 65 delegações de chefes e vices-chefes de Estado, de Governo e de Poder, que confirmaram presença. Entre eles, o rei da Espanha e os presidentes da Alemanha, da Angola, da Argentina, da Bolívia, do Chile, da Colômbia, do Equador e de Portugal.

Programação do Festival do Futuro

10h
Cortejo de Manifestações Populares

11h
Show “Show Brasília de Todos os Ritmos” (Palco Elza Soares)
Direção Geral: Dorival Brandão
Direção Musical: Alê Capone e Adriano Rocha

12h30
Show Kleber Lucas Convida (Palco Gal Costa)
Clóvis Pinho, Leonardo Gonçalves, MN MC e Sarah Renata

15h50
Show Juliano Maderada e Banda (Palco Gal Costa)

18h30
Show “Futuro Ancestral” (Palco Elza Soares)

Participações: Drik Barbosa, Marissol Mwab, Ellen Oléria, Fioti, Gog, Rael, Rappin Hood, Salgadinho e Gog.

19h40
Show “Outra Vez Cantar” (Palco Gal Costa)
Direção Musical: Daniel Ganjaman

Participações: Alessandra Leão, Chico César e Geraldo Azevedo, Fernanda Takai, Francisco El Hombre e Luê, Johnny Hooker, Lirinha, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz e Thalma de Freitas.

20h55
Show “Amanhã vai ser outro dia” (Palco Elza Soares)
Direção Musical: Itamar Assiere

Participações: Aline Calixto, Fernanda Abreu, Jards Macalé, Maria Rita, Martinho da Vila, Paula Lima, Leoni, Renegado, Rogéria Holtz, Teresa Cristina, Romero Ferro, Zélia Duncan e Delacruz”.

22h50
Show BaianaSystem convida: (Palco Gal Costa)
Margareth Menezes

00h10
Show Gaby Amarantos Convida: (Palco Elza Soares)
Aíla, Kâe Guajajara e Jaloo

01h10
Show Duda Beat convida (Palco Gal Costa)
Almerio, Doralyce, Luedji Luna e Zé Ibarra

02h10
Show Pabllo Vittar Convida (Palco Elza Soares)
Lukinhas e Urias

03h10
Valesca Popozuda convida (Palco Gal Costa)
MC Marks e Mc Rahell

Fonte: JOTA Info
https://www.jota.info/eleicoes/posse-do-presidente-lula-como-acompanhar-a-cerimonia-ao-vivo-31122022

Deixe uma resposta