Saiba quem são os possíveis candidatos a prefeito de Palmas nas eleições de 2024

candidatos prefeito Palmas
Sede da prefeitura de Palmas / Crédito: Lia Mara/Secom Palmas

Com a aproximação das eleições municipais de 2024, os possíveis candidatos a prefeito de Palmas, capital do Tocantins, já começaram a aparecer. Até o momento, ao menos nove políticos figuram como opções para o eleitorado da capital tocantinense.

A atual prefeita da cidade, Cinthia Ribeiro (PSDB), foi reeleita no último pleito e, por isso, não disputará esta eleição. O nome que terá o apoio de Ribeiro como sucessor na corrida pela prefeitura ainda está sob análise do partido e deve ser revelado nos próximos meses.

Assine gratuitamente a newsletter focada no serviço público Por Dentro da Máquina. Clique aqui para se inscrever e receber as próximas edições

Os candidatos a prefeito de Palmas podem ser anunciados até 15 de agosto, que é quando termina o prazo definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para registro de candidaturas.

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para o dia 6 de outubro. O segundo turno, caso necessário, será em 27 de outubro.

Confira lista de possíveis candidatos a prefeito de Palmas em 2024

Carlos Amastha (PSB)

Carlos Enrique Franco Amastha, 63 anos, é empresário e ex-prefeito de Palmas (TO). Colombiano naturalizado brasileiro, Amastha é empreendedor no ramo da educação a distância e ingressou na política em 2012, quando foi eleito prefeito de Palmas. Em 2016, foi reeleito. Nas eleições de 2018, concorreu ao governo do Tocantins, mas terminou em segundo lugar. Tentou uma vaga no Senado nas eleições de 2022, porém não obteve sucesso. Agora, Carlos Amastha é um possível candidato a prefeito de Palmas nas eleições de 2024.

Eduardo Siqueira Campos (Podemos)

Nascido em Campinas (SP), Eduardo Siqueira Campos, 64 anos, é empresário, pedagogo e ex-prefeito de Palmas (TO). Formado em Pedagogia, Siqueira Campos é filho do ex-governador do Tocantins José Wilson Siqueira Campos, um dos articuladores para a criação do estado. Em 1988, Campos foi eleito deputado federal, cargo para o qual foi reeleito em 1990. Em 1992, conquistou a Prefeitura de Palmas, se tornando o primeiro prefeito eleito na cidade. No pleito de 1998, saiu vitorioso na disputa pelo Senado. Siqueira Campos foi ainda deputado estadual por dois mandatos consecutivos, um filiado ao PTB e o outro ao DEM. Ele migrou para o Podemos em 2023 e tudo indica que Eduardo Siqueira Campos será um dos possíveis candidatos a prefeito de Palmas nas eleições de 2024. 

Janad Valcari (PL)

Natural de Palmeirópolis (TO), Janad Marques De Freitas Valcari, 39 anos, é professora, advogada, empresária e deputada estadual. Formada em Direito e em Administração, Valcari é fundadora do Instituto Plantando e Colhendo o Bem, que atua em prol de famílias carentes. Em 2020, conquistou seu primeiro cargo político como vereadora de Palmas. No pleito de 2022, foi candidata a deputada estadual e terminou a disputa como a candidata mais votada para a Assembleia Legislativa do Tocantins na capital. Janad Valcari é uma das possíveis candidatas a prefeita de Palmas nas eleições de 2024.

Júnior Geo (Podemos)

Júnior Geo, 46 anos, é professor e deputado estadual. Nascido em Porto Nacional (TO), é formado em Geografia com especialização em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Ele é professor concursado do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e foi eleito pela primeira vez em 2012, como vereador de Palmas, tendo sido reeleito em 2016. Dois anos depois, conquistou a vaga de deputado estadual. Nas eleições de 2020, disputou a prefeitura de Palmas, mas não obteve votos suficientes. No pleito de 2022, Geo foi eleito deputado estadual novamente. Júnior Geo figura como um dos possíveis candidatos a prefeito de Palmas nas eleições de 2024.

Kátia Abreu (PP) 

Kátia Abreu, 61 anos, nasceu em Goiânia (GO) e se formou em Psicologia, mas fez carreira como produtora rural. Ingressou na política em 1998, quando disputou pela primeira vez uma cadeira na Câmara dos Deputados, ficando como primeira suplente. No pleito de 2002, Abreu foi eleita deputada federal. Nas eleições de 2006, ela foi a primeira mulher eleita senadora pelo estado, e repetiu o feito na eleição seguinte. Em 2015, se licenciou do cargo para chefiar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na segunda gestão de Dilma Rousseff (PT). Tentou voltar ao Senado nas eleições de 2022, mas não conseguiu. Agora, Kátia Abreu aparece como uma possível candidata a prefeita de Palmas nas eleições de 2024.

Ricardo Ayres (Republicanos)

Ricardo Ayres de Carvalho, 45 anos, é natural de Goiânia (GO). Formado em Direito com especialização em Ciência Política e Estratégia Brasileira pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), iniciou sua trajetória política na juventude e foi presidente do Comitê de Gestão das Políticas Públicas de Juventude de Palmas entre 2005 e 2009. Em 2010, disputou sua primeira eleição como candidato a deputado estadual, filiado ao PSDB, e conquistou a suplência. Nas eleições de 2014, filiado ao PSB, foi eleito para a Assembleia Legislativa do Tocantins e reeleito no pleito seguinte. Ayres ocupou a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária da Prefeitura de Palmas de 2017 a 2018. Nas eleições de 2022, foi eleito deputado federal pelo Tocantins filiado ao Republicanos. Agora, Ricardo Ayres já se declara como pré-candidato a prefeito de Palmas nas eleições municipais de 2024.

Roberta Tum (PCdoB)

Roberta Tum é jornalista e empresária no ramo da comunicação. Natural de Jataí (GO), Tum é moradora de Palmas há 32 anos e foi na capital tocantinense que ela fez carreira como jornalista. Ela iniciou a militância política na juventude, foi filiada ao PT, PSB e mais recentemente migrou para o PCdoB, mas nunca disputou uma eleição. Atualmente, Tum é diretora de um portal de notícias locais, consultora de marketing político e presidente municipal do PCdoB. Roberta Tum já foi anunciada pelo partido como pré-candidata a prefeita de Palmas nas eleições de 2024.

Vanda Monteiro (União Brasil)

Vandelúcia Monteiro de Castro, mais conhecida como Vanda Monteiro, 41 anos, é bacharel em Direito, empresária e deputada estadual. Nascida em Miranorte (TO), Monteiro já foi frentista de posto de combustíveis e vendeu peixe na Praia do Prata. Ingressou na carreira política em 2016, ano em que foi eleita vereadora pelo município de Palmas (TO). Em 2018, foi eleita deputada estadual do Tocantins e, em 2022, se reelegeu. No pleito municipal de 2020, ela se candidatou à prefeitura de Palmas, mas não obteve sucesso. Nas eleições 2024, Vanda Monteiro aparece como possível candidata a prefeita de Palmas pela União Brasil.

Vilela do PT (PT)

João Helder Vilela, popularmente conhecido como Vilela do PT, 65 anos, é natural de Boa Esperança (MG). Vilela é empresário do setor imobiliário e no comércio varejista de petróleo e presidente do diretório metropolitano do PT em Palmas. Disputou as eleições para vereador da capital tocantinense em 2004, para deputado federal em 2018 e para prefeito de Palmas em 2020, mas não conseguiu se eleger em nenhuma das oportunidades. No pleito de 2022, concorreu ao Senado pelo Tocantins e novamente não conseguiu ser eleito. Agora, Vilela está entre os possíveis candidatos a prefeito de Palmas nas eleições municipais de 2024.

Fonte: JOTA Info
https://www.jota.info/eleicoes/saiba-quem-sao-os-possiveis-candidatos-a-prefeito-de-palmas-nas-eleicoes-de-2024-30012024

Deixe uma resposta