Saiba como será a retomada do Minha Casa, Minha Vida

Lula em reunião com governadores em 09.01.2023 – Crédito: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Depois da viagem aos Estados Unidos, que contou com forte apelo midiático, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta fazer o governo engrenar uma agenda positiva já antes da semana de carnaval. Faz parte dessa estratégia o relançamento do Minha Casa, Minha Vida, nesta terça-feira (14/2).

O presidente e sua equipe escolheram a Bahia, maior eleitorado do Nordeste, para iniciar as inaugurações de casas populares. O ato inaugural do novo ciclo em Santo Amaro da Purificação marcará a entrega de 3 mil unidades, e o anúncio do novo formato do programa habitacional, vitrine política das gestões anteriores do PT. O governo pretende fazer um anúncio simultâneo com outros municípios e focado na Faixa 1, a mais carente. Durante a cerimônia, há previsão de que seja assinada a Medida Provisória com as novas diretrizes do programa, mas o texto ainda estava em ajustes.

A retomada do programa é parte significativa da agenda positiva colocada em prática pelo Palácio do Planalto para que o governo mostre que já começou arregaçando as mangas e coloque em ordem compromissos sociais firmados ao longo da campanha. A cobrança é para se ter um ritmo acelerado para tocar iniciativas.

A coordenação está com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Mas havia algo atravancando o acelerador do governo para esta agenda: a Caixa estava revendo números de unidades a serem entregues porque tinha encontrado alguns problemas nas obras, como itens faltando. Para o semestre, a promessa é de 96 mil unidades.

Ao mesmo tempo em que retoma o Minha Casa, Minha Vida, o governo anuncia retomada de obras em estradas federais na próxima quinta-feira (15/2). Para isso, Lula desembarca em Sergipe para anunciar retomada de obras de estradas federais direto da BR-101.

O petista quer driblar as cobranças sobre a paralisia da máquina administrativa após os atos golpistas de 8 de janeiro e pretende mostrar que o governo começa a fazer entregas. A ordem é não perder o ritmo na agenda positiva, e o Planalto já prepara os calendários de viagens e anúncios futuros.

Em março, pretende retomar outra iniciativa parada na gestão Bolsonaro: o programa “Água para todos”, com foco na instalação de cisternas no semiárido da região Nordeste. O objetivo da ofensiva é engajar aliados, aproximar Lula de sua base social e virar a página da crise institucional que afetou o governo logo no seu primeiro mês de atividades.

Fonte: JOTA Info
https://www.jota.info/executivo/saiba-como-sera-a-retomada-do-minha-casa-minha-vida-14022023

Deixe uma resposta